ANÁLISE SITUACIONAL
Objeto do Projeto: Realização de cursos de Iniciação Profissional
I. IDENTIFICAÇÃO
1.1 Instituição: Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Engenho Cachoeira
1.2 Distrito Ipojuca – PE
1.3 Nome do Projeto: Projeto Jovem Legal: Projeto Educando Crianças e Adolescentes ll
1.4 Situação do Projeto ( ) NOVO ( x ) EM ANDAMENTO
1.5 Meta de Atendimento: Crianças e adolescentes
1.6 Coordenador (a) do projeto: Fabiana Gomes dos Santos
1.7 Equipe do projeto:
Função Atividades Exercidas Dias de atuação no projeto por semana / Hora
Coordenador Coordena Segunda a quinta das 7h as 10hs
Merendeira Faz a merenda do pessoal Segunda a quinta das 7h as 10hs
Recreador Recreação Segunda a quinta das 7 as 10hs
1.8 Inclusão do público no projeto:
1.8.1 Com base no plano de trabalho proposto informar:
a) Como ocorreu o processo de seleção do público para participação no projeto?
As crianças na faixa etária
b) Quantos não foram inseridos no projeto? Quais os encaminhamentos realizados?
20 crianças e 15 adolescentes
II. PERFIL DO PÚBLICO ATENDIDO
CRIANÇA E ADOLESCENTE
2.1 - Procedência - Identificar os bairros e comunidade que o projeto está atingindo.
Bairro / comunidade Nº de crianças Nº de adolescentes Meio de acesso a instituição
Comunidade 24 Adolescentes no projeto de computação (ainda selecionar) Vem a pé (moram perto da sede)
OBS: A instituição atende crianças/adolescentes de outra(s) Distritos(s)? Qual(is)?
Total Geral de crianças e adolescentes atendidos:
2.2 – Como foi realizada a inserção da Criança e do Adolescente no projeto:
Número de crianças Número de adolescentes
24 ?
2.3 – Dados pessoais - Idade, sexo raça/cor, nível de escolaridade.
CRIANÇA:
Idade Sexo Com deficiência Raça / Cor Situação Escolar
Masc. Fem. Masc. Fem. Bran. Preta Pard. Indíg. Amar. Pré-Escola Fund. I Fund. II Não Estuda Não Inform.
4 a 6 10 6 2 14 16 0
7 a 9 5 3 3 5 0 8
10 a 11
ADOLESCENTE:
Idade Sexo Com deficiência Raça / Cor Situação Escolar
Masc. Fem. Masc. Fem. Bran. Preta Pard. Indíg. Amar. Fund. I Fund. II Ensino Médio Não Estuda Não Inform.
12 a 14
15 a 16
17 a 18
2.4 - Situação sócio-familiar
Preencha o quadro abaixo de acordo com o número de crianças e adolescentes atendidos.
Crianças Quantidade
1. Residem com a família. 24
2. Residem nas ruas.
3. Residem com a família e têm vivência de rua.
4. Residem com a família, têm vivência de trabalho infantil.
5. Fazem uso de álcool e/ou outras drogas.
6. Outros (especifique)
Adolescente Quantidade
1. Residem com a família.
2. Residem nas ruas.
3. Residem com a família e têm vivência de rua.
4. Fazem uso de álcool e/ou outras drogas.
5. Outros (especifique)
2.5 – Faça um relato sobre o estado de saúde do público atendido:
Crianças Adolescentes
FAMÍLIA
2.6 - Composição
Identifique a composição familiar, considerando que os membros devem residir no mesmo domicílio de crianças/adolescentes atendidos pelo projeto. Quantifique os itens. Caso a instituição identifique outro tipo de composição familiar, quantificar no item “Outros” e descrever.
Composição Familiar Quantidade
Mãe/Pai/irmãos 21
Mãe/irmãos
Pai/irmãos
Padrasto/Mãe/irmãos 2
Madrasta/Pai e irmãos
Avós(ôs)/irmãos 1
Outros
*Outros__________________________________________________________________________________
2.7 - Situação Econômica
Quantifique as situações mais comuns de QUEM mantém a família.
QUEM QUANTIDADE
Pais/mães ou responsáveis 23
Criança(s) e/ou Adolescente(s)
Ambos os casos (Mães, pai ou responsáveis, crianças e adolescentes)
Avós 01
Outros*
*Outros__________________________________________________________________________________
Seguindo a mesma compreensão do item anterior, identifique a situação mais comum de COMO se mantém a família.
MEIO DE SUSTENTABILIDADE QUANTIDADE DE FAMÍLIAS
Emprego fixo 01
Trabalhos temporários (Biscates)
Programas de benefícios (Bolsa Família, BPC, entre outros) 16
Aposentadoria/Pensão
Outros
*Outros__________________________________________________________________________________
2.8 – Tomando como base as informações apresentadas neste instrumental, comente o contexto social das crianças e adolescentes e famílias atendidas pelo projeto.
São famílias de baixa renda
A partir dos comentários acima descritos, que ações serão necessárias para contribuir com a mudança da realidade apresentada?
Cursa para o mercado de trabalho
III. DO ATENDIMENTO
CRIANÇA E/OU ADOLESCENTE
Total de atendidos Meta de atendimento
24
3.1 – Avalie o nível de integração das crianças e adolescentes atendidos no projeto:
REGULAR BOM ÓTIMO
Inserção/participação nas atividades x
Interação com o grupo x
Compreensão das atividades propostas x
Interação com a equipe executora do projeto x
FAMÍLIAS
Total de atendidas Meta de atendimento
17
3.2 – Avalie o nível de integração das famílias atendidas no projeto:
REGULAR BOM ÓTIMO
Inserção/participação nas atividades x
Interação com o grupo x
Compreensão das atividades propostas x
Interação com a equipe executora do projeto x
IV. PROCESSO DE RETAGUARDA – 5% DAS VAGAS
Sempre que possível a instituição deverá disponibilizar de 5% das vagas para as crianças e adolescentes que estejam em processo de reinserção familiar, comunitária e social, informe:
4.1 - Quais medidas serão tomadas para o atendimento às crianças e adolescentes (5% das vagas) encaminhados pelas instituições para o processo de reinserção familiar e comunitária.
4.2 – Caso a instituição já tenha recebido criança (s) e/ou adolescente (s) informar: quantidade, instituição responsável pelo encaminhamento, dia do encaminhamento.
4.3 - Como está ocorrendo à inclusão da (s) criança (s) e/ou adolescente (s) encaminhado(s)?
4.4 – Existe alguma dificuldade em relação ao processo de retaguarda (inserção/integração da (s) criança (s) e/ou adolescente (s) nas ações propostas e com os demais membros do grupo)?
V. INFORMAÇÕES COMPLENTARES
5.1 Relacionar as escolas utilizadas pelas crianças e adolescentes:
Escola Bairro
5.2 Informações complementares que a instituição julgar pertinente:
_
5.3 Encaminhar em anexo, relação do público atendido contendo: nome completo e data de nascimento.
Ipojuca, 06 de maio de 2010.
___________________________________________________________________
Assinatura do Responsável pelas Informações
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